Comentários

header ads

Uma Chama entre as cinzas -Sabaa Tahir


Uma chama entre as cinzas
Livro 01
Autora Sabaa Tahir
Editora Verus
Páginas 432
Compre buscapé
Classificação: 

Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império. 


Um livro que nos faz clamar por justiça... 
Um dos melhores livros de 2015. 

Laia tem sua vida normal morando com seus avós, e seu irmão, ela ajuda sua avó a vender geleias, até visita dos marciais, e a partir dali sua vida vai mudar totalmente. Seu irmão é preso acusado de traição. 

Vamos a uma breve explicação, o cenário seria baseado na Roma Antiga, regido pelo Imperador, poder total e absoluto, a maioria das crianças são levadas para os muros de Academia Blackcliff tendo como comandante uma personagem cruel e sem piedade; 
Os alunos são treinados e não conheçam a palavra piedade, todos os castigos são impiedosos, são anos para se tornar máscaras (guardas do imperador e todos juram lealdade ao imperador). Treinamentos exaustivos e toda tentativa de fuga é punida com chicotadas até a morte. Todo aluno usa máscaras que vão aderindo ao rosto. 

Elias é um soldado da academia prestes a se formar, um soldado valente, muito bem treinado, tem como uma grande amiga Helena, carrega na alma a dor de conviver com tantas injustiças, a cada punição sua vontade é de largar tudo e viver em paz, sem toda essa maldade. 

O livro é narrado em primeira pessoa. alternando entre Laia e Elias . 

Laia ficou sozinha para resgatar seu irmão e vai pedir ajuda a resistência, irá se passar por escrava e vai sentir na pela a crueldade, seu caminho vai cruzar com Elias e ambos estão em busca de algo. 
Elias quer paz para sua alma, e Laia a libertação de seu irmão. 
Em meio a uma disputa entre os formandos, a magia vai se fazer presente através de adivinhos e muitos personagens vão mostrar sua verdadeira face. Laia terá ajuda de um membro da resistência, mas sua maior objetivo é salvar seu irmão. 

O final do livro nos deixa sedentos para a continuação e saber qual será o destino de personagens tão marcantes. 

Surpreendente. 

Que livro maravilhoso, ele é tão intenso que fica difícil escrever. Vou começar a falar sobre os personagens: 

Laia no começo se mostrou insegura com sua falta de confiança em si mesmo, se achava medrosa, e viu seu mudo desabar com a prisão de seu irmão. Foi uma das personagens mais corajosas que li nesse ano, o que ela passou e aguentou firme não é fácil. Se tornou uma protagonista corajosa e com uma meta, seu coração bate mais forte por um membro da resistência e nosso lindo Elias. 

Elias é o Máscara perfeito, um ótimo lutador, está se formando, mas sua alma pede justiça, ele não aceita a forma como são tratados os alunos, a compaixão faz parte dele, mesmo presenciando atos de extrema violência ele não compactua com isso, ele é um personagem marcante vai em busca de justiça e quer paz. Suas atitudes são de uma pessoa do bem, que acredita que a punição regada a violência não leva a nada. Desde a primeira vez que viu Laia seu coração disparou. 

Helena melhor amiga de Elias e um exemplo perfeito de como a escola a influenciou, fez seu juramento e suas atitudes vão além do certo e errado, ela faz o que o Império determina e isso vai abalar sua amizade com Elias. 

O enredo foi muito bem construído trazendo elementos como magia, personagens maléficos, um sutil romance e protagonistas que me cativaram por sua determinação. 

A autora não poupou na crueldade que foi nua e crua, através de sua comandante, há cenas de pura maldade, sentir prazer na dor alheia, como marcar a ferro e se sentir realizada . 

O enredo é marcante pela imposição da vontade do Império, e a luta constante de poucos para mudar isso. 
Personagens secundários foram muito bem trabalhados, deixando a história com mais humanidade . 
Um livro muito bem escrito, esse é o primeiro livro da autora que o escreveu com maestria, para quem gosta de um livro muito bem escrito não pode deixar de ler. 

O final do livro nos deixa com uma chama de esperança que a justiça se fara presente. 

Capa linda, diagramação simples com páginas amarelas, revisão impecável. 

Quotes 
"Você é uma chama entre as cinzas,Elias Veturins. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar." Cain 
"Não há um fiapo de humanidade em seus olhos cinza, tampouco qualquer evidência de bondade nos contornos de seus traços mascarados." Sobre a comandante
"Tudo o que eu quero é escapar do Império. No entanto aqui estou. Verdadeira liberdade, do corpo e da alma. É por isso que estou lutando, lembro a mim mesmo. Não pelo poder.Pela liberdade." Elias 
"Uma escrava erudita e um Máscara, cada um tentando persuadir o outro de que ele não é má pessoa." 
"Existem dois tipos de culpa digo em box baixa. Aquele que é um fardo e aquele e aquele que lhe dá um propósito, Deixe que a culpa seja o seu combustível. Deixe que ela te lembre de quem você quer ser, trace uma linha em sua mente e nunca mais a ultrapasse. Você tem uma alma. Ela foi ferida, mas está ai. Não deixem que tirem isso de você Elias." Laia
"Você é cheia, Laia, cheia de vida e sombras e força e espírito.Voce está em nossos sonhos. Voce vai queimar, pois é uma chama entre as cinzas, Esse é seu destino." Cain 
Book Trailer 


Postar um comentário

30 Comentários

  1. Olá, Joyce.
    Eu vi esse livro entre os lançamentos em algum blog, não me recordo qual e me interessei por ele. A capa é muito linda. Gostei de saber mais sobre ele. O cenário descrito é muito bom e gosto de narração dividida entre os personagens principais, assim dá para ver o ponto de vista dos dois lados. Parabéns pela resenha

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá...

    Onde eu andava que não conhecia esse livro? em que mundo eu estava??? nossa, amei!!!! e quando diz que é o primeiro de uma série então...me compra de vez!!! prefiro séries a livros únicos!!!!

    ótima, resenha!!! o livro parece violento, chocante, mas está ambientado num mundo que eu adoro!!!!

    dica mais que anotada aqui!!!

    bjs,

    Eu Pratico Livroterapia


    ResponderExcluir
  3. OIiie,

    Não conhecia o livro, mas ADOREI a premissa dele, e espero mesmo compra-lo. Mas gosto quando é série, prefiro comprar todos, sabe, sou muito curiosa kkkk E Que capa linda é essa? Adorei.

    beeijos

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi Joy, não conhecia esse livro, mas gostei muito de conhecê-lo.
    Detesto livros onde a mocinha é frágil sensível e cheia de nhenhenhém..
    Mas esse não parece ser o caso da Laia, ela parece evoluir e amadurecer durante o livro pelas dificuldades impostas.
    E misturar com Roma antiga me pareceu tão original.
    Vou anotar aqui, mas vou esperar pelos próximos, eu tenho medo de me entregar e me decepcionar.
    Beijocas.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu tinha visto a galera divulgando nos blogs esse livro, mas eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e sinceramente tenho que confessar que chamou bastante minha atenção penas pela trama desenvolvida. Me parece um livro realmente muito bom e fiquei curiosa, porque apesar de ter um pouco de romance, estou querendo mudar um pouco os gêneros sabe? Mas quem sabe eu goste desse. Acho que vou listar ele aqui para depois compra-lo. Adorei tudo que abordou. Me parece ser realmente uma estória muito envolvente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-segredos.html

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Eu recebi o livro mas sinceramente não tenho a mínima vontade de ler pois não é bem o gênero que curto, mas mesmo assim, tem um enredo bem atraente para quem gosta desse tipo, e sua resenha ficou muito legal, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que a capa não chamou muito a minha atenção, mas depois de conferir essa resenha já quero ele na estante. E não vejo a hora de ter a oportunidade de leitura. Gosto de livros que abordam essa temática de império, e jogo de poder.

    Beijos, Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  8. Eu recebi esse livro da editora e não sabia muito o que esperar. Adorei ler sua resenha, ela me deixou empolgada para começar a leitura o quanto antes e ao mesmo tempo ficar feliz por não ter passado o livro para um dos colunistas do blog.
    Confesso que o que mais gostei de saber é que a autora não poupou a crueldade. Isso em um enredo bem construído é perfeito!!!!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá Joyce!
    Eu não conhecia esse livro, mas a história me pareceu bem intensa mesmo. Fiquei curiosa pra saber se Laia consegue resgatar o irmão.
    Vou anotar a sua dica e ler assim que puder.
    Beijinhos!
    https://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Joyce!
    Eu não conhecia esse livro, mas a história me pareceu bem intensa mesmo. Fiquei curiosa pra saber se Laia consegue resgatar o irmão.
    Vou anotar a sua dica e ler assim que puder.
    Beijinhos!
    https://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoro quando autores já escrevem tão bem assim em seu primeiro livro, fico sempre super curiosa para ver a evolução deles depois. E adoro quando personagens secundários são bem trabalhados também, isso faz com que eu me interesse muito mais pelo enredo. Estou bem ansiosa para ler esse livro, já tenho o meu exemplar aqui. Me parece muito legal, espero gostar tanto quando você gostou.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Hello, sabe quando vc escuta falar do livro e as resenhas começam a perseguir, deve ser um sinal para eu ler não é mesmo?! Brincadeiras a partes, a autora conseguiu fazer um enredo original, esse livro é a minha cara, adorei o plano de fundo e percebi que o ponto forte da autora é a ousadia. Dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Esse livro é um dos lançamentos deste segundo semestre que eu mais quero ler, a ambientação da autora parece ótimo! Sua resenha está ótima!
    Seu blog está lindo e já estou seguindo ele. Beijos

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee!!
    Nunca li nada relacionado com a Roma Antiga e fiquei bem curiosa!!
    A trama parece envolvente e surpreendente, capaz de deixar o leitor pedindo mais!!
    Que capa LINDA!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    A capa é linda, os comentários (a maioria) são positivos e o assunto muito interessante, mesmo com tudo isso não consigo me ver lendo-o agora. Estou numa vibe muito romance e sobrenatural.

    Beijo,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Gostei muito da sua resenha. O mundo elaborado pela escritora parece ser fictício, mas se analisarmos bem todas as nuances desta narrativa ele está bem mais perto de nós do que imaginamos. Capa linda e livro na lista de desejados.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Resenha linda, parabéns!
    Achei a capa do livro linda e enredo convidativo, apesar de um pouco clichê, leria sem problemas.

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Eu não conhecia livro, mas gostei bastante dessa premissa, sua resenha sempre muito doce me deixa cheia de vontade de ler :D
    Gostei bastante!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Olhe só como uma capa engana, quando vi pensei que era um livro de fantasia, vampiros ou bruxos, sei lá, já até comecei a virar a cara, já depois de ler a sua resenha vi que estavas totalmente enganada, que era uma história do império romano, e me interessei muito pelo livro, principalmente depois de você descrever a protagonista como corajosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá Joyce!

    Estou doida pra ler esse livro!!!! Já paquerei muito essa capa linda!
    É que eu estou esperando lançar os próximos, não tenho mais lido séries em andamento, para não ter que esperar ansiosa pelas continuações rs
    Adorei saber se que se passa em um cenário baseado na Roma Antiga, amo <3
    E, essa quote me deixou morta de curiosidade pela história *_*
    "Você é cheia, Laia, cheia de vida e sombras e força e espírito.Voce está em nossos sonhos. Voce vai queimar, pois é uma chama entre as cinzas, Esse é seu destino." Cain

    Beijos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro protagonista fortes, que se destacam em enredos cheios de dor e sofrimento. Por tudo que você falou, eu fiquei com muita vontade de ler o livro. Essa é a primeira resenha que leio desse livro já estou fascinada. Vai para minha lista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá amiga
    Tudo bom?
    Mesmo você tendo gostado muito do livro, a história dele não me atraiu, então vou deixar a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!! Fiquei muito, muito, muito ansioso para ler esse livro (mais do que eu já tava). Amo essa capa e a premissa dele é fantástica. Até agora, só ouvi coisas boas sobre e não vejo a hora de tê-lo em minhas mãos <3. Ótima resenha!!

    http://www.paginou.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Já quero! Tirando a parte de marcar a ferro e ficar feliz com isso, adorei a premissa, pra sair da zona de conforto literária o livro é ótima pedida!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Jpyce, sua linda, tudo bem
    Nossa, que história, não esperava tudo isso. Adorei sua resenha!!!!! Fica impossível não querer ler esse livro depois das suas palavras. Não sei se irei aguentar as cenas cruas de crueldade, mas por ter sido um dos melhores livros que leu na vida, vou arriscar. E pelo visto vou gostar de Helena, não pelo o que ela faz, mas pela sua complexidade. N]ao vejo a hora de ler!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Essa é a primeira resenha que leio desse livro, mas já vi muito blogueiros elogiando é assim como você classificando o livro como um dos melhores do ano. Agora que tive uma noção do que esperar do enredo fiquei bem curiosa. Gosto de livro com personagens que nos inspiram a mudar para melhor não só a nós mesmos como o mundo em que vivemos.
    Amei a dica e pretendo ler assim que possível, além de ficar na torcida para que os próximos sejam lançados logo pq é triste ficar esperando.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Ainda não conhecia a obra, mas, pela sinopse, fiquei muito interessada. Sua resenha também me deixou ainda mais curiosa para conhecer o enredo. Adoro livros que se passam em um tempo distante. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve. ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  28. Ando evitando livros em série, mas realmente é temática eh linda! Fiquei feliz por conhecer a obra!
    :D

    ResponderExcluir
  29. nossa, acho que até agora não vi ninguém falando mal desse livro, nem sequer que ele é mediano! Isso me deixa louca de curiosidade, porque ele tem agradado muitas pessoas que tem gostos diferentes. E gosto quando os autores não poupam os leitores de cenas mais cruas, porque encaixa com esse tipo de história
    Eu quase comprei ele essa semana na amazon, mas quando fui finalizar a compra, ele aumentou :(
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei a proposta diferente de tudo que já li e embora não costume ler muito livros de fantasia, me peguei curiosa com a trama. Dica anotada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir